Parte 1 | Parte 2 | Tradução | Dicas

Sinopse

Grand Theft Auto: San Andréas traz à tona a guerra entre as gangues no fictício estado de San Andreas. Nesta aventura você será Carl Johnson, vulgo CJ, um afro-americano que vivia em Liberty City (sim, a mesma de GTA3), e chega a Los Santos para o funeral de sua mãe. E logo na sua chegada fica claro que sua estada em Los Santos não será tranquila. CJ se encontra com sua turma do passado e descobre que a gangue já não é mais a mesma. Então a primeira coisa a se fazer é tentar resgatar o respeito de sua antiga turma nas ruas.
Se você jogou os GTAs anteriores, certamente ficará boquiaberto com o tamanho das cidades aqui presentes. Se a cidade de GTA 3 (Liberty City) e Vice City já eram grandes, as cidades de San Andreas extrapolam tudo o que já foi visto em qualquer jogo até hoje. Nenhuma cidade virtual chegou tão perto da realidade quanto as do novo GTA, pois o tamanho é gigantesco, e tudo é bastante detalhado.

Pra começar, não existe apenas uma cidade, mas três delas para você se aventurar: San Fierro, Los Santos e Las Venturas. São cidades fictícias que representam San Francisco, Los Angeles e Las Vegas, respectivamente, sendo cada uma muito diferente das outras, com características próprias muito marcantes. San Andreas constitui um estado inteiro, rico em detalhes à serem explorados. O legal é que para se locomover de uma cidade para outra, você precisará passar por uma grande área rural.

Nessa nova versão do GTA, a sensação de liberdade dentro do jogo supera em muito a de Vice City.

As viagens de uma cidade à outra podem ser feitas por via aérea ou terrestre. Desta vez será possível viajar de avião, helicóptero, moto, barco, carro, e até saltar de pára-quedas, se der vontade.

A trilha sonora novamente detona em San Andreas. A Rockstar sempre teve muito cuidado com a trilha sonora do GTA, e ficamos felizes em constatar que esse cuidado foi mantido.

Grand Theft Auto: San Andréas reúne características marcantes, um visual sensacional, dá ao gamer uma liberdade nunca vista até hoje em nenhum outro jogo, isso sem falar na trilha sonora, que você vai acabar querendo gravar em um CD para ouvir quando não estiver jogando.

Introdução
Agora em Grand Theft Auto: San Andreas você é Carl Johnson, conhecido em seu bairro por CJ, que encontra uma situação deplorável em sua cidade natal (Los Santos), após 5 anos morando em Liberty City. Sua mãe foi assassinada e seu irmão, Sweet (que de doce não tem nada) tenta manter o respeito, com suas últimas forças, de sua gangue, Grove Street Family. Mesmo com o empenho de Sweet tudo parece perdido. Quando o bicho pega, você (CJ) entra em ação.

Nada melhor que um incrível enredo, e é isso que você encontra em Grand Theft Auto: San Andréas. Ao todo são 98 missões espalhadas pelo enorme mapa, que contém três cidades principais – Los Santos, San Fierro e Las Venturas – e uma longa zona rural com estradas, florestas, montanhas, desertos e cidades menores.

O mapa de San Andreas é obviamente inspirado na costa oeste dos Estados Unidos. Por exemplo, você pode caminhar pela calçada da fama e passar pelo letreiro de Vinewood (Hollywood), deixando claro a referência da cidade à Los Angeles. O mesmo acontece com San Fierro, onde se pode visitar o famoso Pier 39 e Chinatown, referindo-se então à São Francisco. E Las Venturas, que, recheada de cassinos, faz referência à Las Vegas.

Apesar da extensão do mapa, os desenvolvedores conseguiram tornar o jogo rápido. O cenário carrega à medida que o jogador o percorre, dando sensação de liberdade imensa ao jogador, que é acentuada pela possibilidade de explorar o cenário à vontade entre uma missão e outra, utilizando todos os recursos que o jogo oferece. Há, inclusive, a possibilidade de efetuar missões extras como roubar casas ou apostar corrida para ganhar dinheiro, aumentar os atributos ou simplesmente passar o tempo.

Missões extras
As missões extras são divertidíssimas e inúmeras. Elas se resumem em:

– Corridas (carro esporte, kart)
– Burglar (roubo de casas à noite)
– Mini-games (como por exemplo, aposta de dinheiro)
– Lowrider (utilização de suspensão hidráulica para “dançar” com o carro no ritmo da música)
– Fliperamas
– Basquete
– Black Jack

Elas ajudam Carl, seja rendendo-o algum dinheiro ou simplesmente ajudando-o a manter a forma.

Por ar, terra ou água
Morrer afogado no GTA Vice City te deixava nervoso? Pois seus problemas acabaram, agora CJ sabe nadar e mergulhar. Além disso, você também pode controlar embarcações como lanchas e iates. Outra novidade é a inclusão das bicicletas. Com elas você pode fazer manobras como: empinar, saltar entre outras. Os veículos aéreos foram a principal adição. Pode-se pilotar aviões e helicópteros, havendo vários modelos de cada. E mais o acervo de inúmeros carros que as outras versões já traziam.

Capacidades físicas
Em San Andreas, diferente das outras versões de GTA, você pode alterar sua aparência e seu desempenho aumentando os atributos de Carl. Se CJ come demais, fica gordo, entretanto, se come pouco, fica fraco. Você pode freqüentar uma academia, deixando-o forte e aumentado sua resistência física. Se você costuma nadar, dirigir ou andar de bicicleta, a habilidade na respectiva função aumenta.

Outra novidade é a possibilidade de comprar roupas em diferentes lojas — cada uma com um estilo diferente — e deixar Carl Johnson no seu estilo. Se você precisar de um corte novo de cabelo, pode ir à barbearia, ou se quiser uma tatuagem, ir a um estúdio. As roupas, corte de cabelo e até as tatuagens podem aumentar seu nível de respeito e sex appeal — sendo este um quesito alimentado principalmente pelas namoradas e outras mulheres de Carl.

Até os carros podem ser personalizados em San Andreas. Há diferentes garagens para personalizar veículos de estilos diferentes. Em Los Santos, por exemplo, você pode levar um carro lowrider para mudar a pintura, rodas, som, colocar suspensão hidráulica e assim por diante. Já em San Fierro, o forte são os carros de corrida, nos quais você pode acoplar aerofólios ou nitro (NO²).

Armamento
O armamento de toda a série GTA foi um ponto forte. O seu arsenal aumentou, e o que você pensava que não podia ser usado como arma, agora pode.

– Armas de punho — Punho, Soco Inglês
– Armas Brancas — Taco de Beisebol, Pá, Taco de Sinuca, Katana, Taco de Golfe, Cassetete, Faca, Pé de Cabra, Serra Elétrica
– Pistolas — 9mm, 9mm com silenciador, Desert Eagle
– Shotguns — Chrome Shotgun, Sawnoff Shotgun, Spaz Shotgun
– Metralhadoras — MP5, Tec-9, Micro SMG
– Rifles — AK-47, M4, Sniper Rifle, Country Rifle
– Armas Pesadas — Rocket Launcher, Flame Thrower, Heat Seeking, Vulcan Minigun
– Explosivos — Granada, Coquetel Molotov, Gás Lacrimogêneo, Satchel Charges
– Presentes — Flores, Dildos, Vibradores
– Outros Itens — Extintor, Câmera, Spray, Detonador, Jetpack, Night Vision Googles, Infrared Googles, Pára-quedas, Celular, Skate.

Gráficos
Pouca coisa mudou entre San Andreas e seus antecessores, Vice City e GTA 3. As diferenças são mais perceptíveis nas cores e contrastes do que pela qualidade dos modelos em si. Por causa do enorme cenário em que se consiste o jogo traz alguns problemas gráficos e bugs pequenos, mas nada que possa atrapalhar a diversão.

Som
Como sempre implacável. A rádio Los Santos toca grupos como NWA, Snoop Doggy Dogg, Eazy E, Ice Cube, por exemplo. Toots And The Maytals, Rage Against The Machine, Soundgarden, Guns N´ Roses e Stone Temple Pilots são outros artistas de peso que fazem parte da trilha sonora do jogo.

Totalizando 11 rádios que podem ser ouvidas enquanto se dirige: WCTR (radio de discussão), Master Sounds 98.3 (groove), K-Jah West (reggae), CSR (swing), Radio X (rock/alternativo), Radio Los Santos (rap gângster), SF-UR (house), Bounce FM (funk), K-DST (rock clássico), K-Rose (country) e Playback FM (hip-hop clássico).

Conclusão
Incontáveis horas de diversão. Grand Theft Auto: San Andréas traz tudo e mais um pouco do que fez e faz sua série um sucesso. Assim como os bons aspectos da jogabilidade em um novo enredo com uma nova estética.

Além disso, o game incorpora diversas outras características à já surpreendente fórmula, algumas delas nunca vistas ou agrupadas em um jogo só, entre elas, podemos citar a personalização dos atributos físicos protagonista e de seus veículos. Assim sendo, as possibilidades dentro do game são inúmeras, mesmo após o término da história principal.

Configuraçao Minima

* 1GHz Intel Pentium III ou AMD Athlon Processor
* 256MB RAM
* 8x DVD-ROM Drive
* 3.6GB de espaço livre (instalação minima)
* 64MB DirectX 9-compatible Video Card
* DirectX 9-compatible stereo Sound Card
* Teclado
* Mouse

Tamanho: 1.3 Gb (Extraído: 4,33 Gb)
Formato: Rar